21/05/2009

As razões de uma candidatura...

Aceitei o honroso convite que me foi feito, por parte do Presidente da CPD de Portalegre, Dr. Cristóvão Crespo, e que foi posteriormente confirmado pelo Conselho Nacional do PSD, para integrar a lista de candidatos ao Parlamento Europeu.
Não o fiz por um desejo de protagonismo súbito, nem em busca de uma “nova vida” ou de uma nova carreira; até porque, convenhamos, não ocupo propriamente na lista um lugar cimeiro e elegível.
Aceitei, desde logo e em primeiro lugar, porque acredito no projecto, nacional e europeu, e nas ideias defendidas pelo Partido Social Democrata! E porque acredito que o PSD, liderado a nível nacional pela Dra. Manuela Ferreira Leite e no Parlamento Europeu pelo Dr. Paulo Rangel, tem de facto todas as condições para se afirmar como a única alternativa válida e credível a este Partido Socialista que, em particular nos últimos 4 anos, transformou Portugal num País mais pobre, mais endividado e menos competitivo.
Por outro lado, e sem querer colocar-me “em bicos de pés”, porque acho que posso ser, durante esta campanha, e mesmo após o dia 7 de Junho (nomeadamente junto dos nossos companheiros que forem eleitos para o Parlamento Europeu), uma voz dos problemas, dificuldades, anseios e expectativas do Distrito de Portalegre e dos seus habitantes.

A Democracia adquire a sua expressão máxima através do voto livre e consciente dos Cidadãos! No próximo dia 7 de Junho não podemos deixar que a abstenção saia novamente “vencedora”, e todos temos que estar bem cientes de que aqueles que não forem votar estão a deixar que outros decidam por si!!! Os jovens têm aqui um papel extremamente importante: votando, no caso daqueles que já adquiriram esse direito, mas também, e num âmbito mais alargado, mobilizando os seus familiares, amigos e conhecidos para que também o façam.

Mas os jovens têm também um lugar importante, e de destaque, na “agenda” da candidatura do PSD ao Parlamento Europeu. O “Contrato Europeu com os Portugueses”, subscrito por todos os candidatos no passado dia 6 de Maio, e que integra os 10 compromissos publicamente assumidos por estes, refere textualmente no seu ponto nº 5: “os jovens são os destinatários da grande maioria das políticas europeias. O PSD é, aliás, o único Partido a ter um candidato jovem em posição elegível. Há medidas pró-juventude que podem adoptar-se de imediato. É possível e urgente democratizar o ERASMUS envolvendo mais jovens e reforçando os apoios de forma a impedir que haja discriminações em função da capacidade económica. Vamos propor a criação de um programa europeu de mobilidade para o 1º emprego: o ERASMUS-emprego. Apoiaremos o objectivo de aumentar o financiamento do Ensino Superior”.

Por tudo isto, atrevo-me a lançar um desafio de cidadania a todos os jovens que lerem esta mensagem: no próximo dia 7 de Junho, VOTEM e/ou levem outras pessoas a votar! E já agora, com a maior convicção e porque acho que não é pedir demais, VOTEM NO PSD!!!

Paula Marques