10/02/2010

Ferreira Leite acusa Sócrates de omitir endividamento externo Primeiro-ministro «está fora da realidade»

A líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, acusa o primeiro-ministro, José Sócrates, de omitir o problema do endividamento externo do país na proposta de Orçamento de Estado para 2010 (OE 2010). Ferreira Leite diz que «o primeiro-ministro está fora da realidade».

«Não é a primeira vez que estamos numa crise grave, mas é a primeira vez que um primeiro-ministro está fora da realidade», acusou esta quarta-feira Manuela Ferreira Leite no debate do OE 2010 na generalidade, no Parlamento.

A líder social-democrata considerou ainda que José Sócrates «não se importa de se envolver em grandes encargos, mesmo que eles nos endividem, desde que eles não tenham expressão orçamental», avançou a Renascença.

Em resposta a Manuela Ferreira Leite, José Sócrates sublinhou ter referido com insistência, no seu discurso de abertura da discussão, as «duas principais respostas que o país deve dar de forma estrutural às questões que se põem com o endividamento externo».

O primeiro-ministro frisou que as medidas a tomar são o recurso às energias renováveis para reduzir a dependência do petróleo e o aumento das exportações.